Portal da escrita

Início » Crônicas » Equilíbrio

Equilíbrio

good-morning-equilíbrio

Vivemos atualmente uma realidade assustadora onde o equilíbrio é praticamente inexistente. Comer muito ou nada. Ganhar muito ou nada. Comprar muito ou nada. Amor ou ódio. Felicidade ou tristeza. O oito ou oitenta vale para tudo, seja nos bens materiais ou em nossos sentimentos.

Vivemos em busca desenfreada por sonhos que muitas vezes nem ao menos queremos realizar. São sonhos alheios, impostos pela família, pela sociedade. Julgamos o outro sem saber o que ele vive ou o que sente, sem saber que ao julgá-lo, estará sentenciando a si mesmo a um julgamento ainda maior.

A palavra “equilíbrio” no dicionário diz:

e.qui.lí.brio 
sm (lat aequilibriu) 1 Fís Estado de um corpo que é atraído ou solicitado por forças cuja resultante é nula. 2 Fís Estado de um corpo que se mantém sobre um apoio, sem se inclinar para nenhum dos lados. 3 Polít Estado da política geral em que as nações convivem de maneira que nenhuma pode pôr outra em perigo. 4 Justa proporção. 5 Polít Estado dos poderes públicos, que se relacionam, sem que nenhum deles domine ou suplante outro. 6 Proporção, harmonia. 7 Sociol Equivalência de forças antagônicas num sistema fechado de inter-relação dinâmica. 8 fig Comedimento, moderação cautelosa. 9 fig Domínio de si mesmo.

Dando uma atenção maior aos seguintes trechos “apoio”, “convivem de maneira que nenhuma pode pôr outra em perigo”, “se relacionam, sem que nenhum deles domine”, “Proporção, harmonia”, “Comedimento, moderação cautelosa” e “Domínio de si mesmo”, percebemos de que forma o equilíbrio atua em nossas vidas. Atitudes baseadas em um bom apoio, na moderação, no cuidado e no domínio próprio, trarão apenas benefícios e nunca o arrependimento.

Diante dessas informações, analise:

  • Você vive em equilíbrio?
  • O que é equilíbrio para você?
  • O que você pode melhorar hoje para viver em equilíbrio?

A vida pode ser boa, sem ausências, sem excessos, mas com equilíbrio.

Anúncios

1 Comentário

  1. ARTEMISE GALENO DA SILVA disse:

    O que podemos definir com EQUILÍBRIO,seria exatamente a forma como conduzimos nossos filhos no temor de Deus.Sempre mostrando a eles as injustiças,alertando-os para os perigos,mas enfatizando que podemos mudar esse quadro se em nós existir um sentimento chamado AMOR.Equilibradamente falando que precisamos dizer a essa geração de que nem sempre podemos vencer nas competições da vida,mas nem por isso podemos nos sentir derrotados.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: