Portal da escrita

Início » Escola de Escrita » Personagens Inesquecíveis

Personagens Inesquecíveis

gangster-539993_960_720

Para que o leitor se interesse em seu texto a ponto de lê-lo por completo, não basta que a trama seja boa ou o cenário super interessante. Existe outro fator, tão importante quanto: o personagem.

Quem nunca se encantou com um protagonista apaixonante, ou odiou o vilão cruel e ardiloso? Saiba que se isso nunca aconteceu com você, com toda a certeza há algo errado (risos). Brincadeiras a parte, para que seu personagem seja inesquecível, alguns pontos devem ser considerados.

Características físicas são importantes, afinal, o leitor quer saber como é aquela pessoa em seu exterior, o que ajuda na visualização da trama.

Exterior devidamente apresentado, Chegamos à personalidade. Mas tenha calma, não vá dizendo que ele é calmo ou nervoso, coloque seu personagem em situações que demonstrem como ele age e pensa com atitudes.

Lembre-se que você determinará o que as pessoas irão pensar sobre seus personagens. Eu mesmo já caí em uma cilada muito comum, mas que gerou uma grata surpresa, que foi transformar um vilão no mocinho. Ele começou tão mal, cruel, impiedoso, mas ainda assim tão charmoso e abalado psicologicamente, que ao longo da trama, seu lado bom que estava mascarado por aspectos psicológicos foram sumindo aos poucos, até que não tinha como voltar atrás. Não era a minha primeira intenção, mas aconteceu, portanto, se você quer que seu vilão continue vilão, cuidado como você o caracteriza, o mesmo com o seu mocinho.

Para finalizar, mas não menos importante, tenha a cautela em não supervalorizar seu personagem em quaisquer aspectos que você puder imaginar. Os leitores se interessam por pessoas comuns, como elas, como nós (a não ser que sua história seja sobre super-heróis, e mesmo assim, eles sempre terão alguma característica que os torna mais humanos), então, menos é mais.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: