Portal da escrita

Início » Resenhas » Resenha – O Alquimista

Resenha – O Alquimista

o alquimista.jpg

Nota da Editora

Resenha feita por Relicário de Papel de um dos melhores livros na minha opinião (talvez o melhor!!!), e que foi escrita de forma que transmite exatamente como me sinto em relação ao livro. Realmente vale ler pelo menos uma vez na vida, se conseguir parar na primeira!

Resenha

Hoje, vamos falar um pouco desta obra Maravilhosa de Paulo Coelho. Confesso que não

leio muita literatura nacional (pretendo ler com mais frequência) pois muitas vezes, me deixo influenciar pelas tendências dos livros estrangeiros e acabo esquecendo um pouco de como temos livros maravilhosos escritos por brasileiros.

Esse livro é daqueles raros, que  vale a pena ser lido e relido e com certeza,  vai direto para a minha prateleira de favoritos!

O alquimista é o primeiro livro que leio de Paulo Coelho (e acho que comecei muito bem) e já me apaixonei de cara pela obra do autor e COM CERTEZA lerei se possível, tudo que ele escrever, por que quando me torno fã de algum escritor, tenho pena do sujeito!

Sem mais devaneios, vamos ao que interessa…

“O alquimista” foi escrito originalmente em 1988 por Paulo Coelho e vendeu mais de 45 milhões de exemplares no Brasil e no mundo. É o livro brasileiro mais vendido de TODOS os tempos (incrível né?).

O livro conta a história de Santiago, um pastor da Andaluzia, que ao longo do livro é referido como “o rapaz” e cujo destino reservou um tesouro. Ele resolve ir atrás desse tesouro depois que uma cigana interpreta um sonho que o perseguia por noites. No início o rapaz fica meio cético a respeito da veracidade desse tesouro e do por que ele era o escolhido para possuir tal tesouro. Depois de vários “sinais”, ele deixa tudo que possui e resolve ir atrás do seu destino, que no livro é referido várias vezes como a “Lenda Pessoal”.

Dentro dessa trama, temos também um lindo romance que obviamente não poderia faltar em uma história tão linda. Quando comecei a ler, já sabia que a fábula tinha um romance dentro e confesso que fui enganada, pois, achei que o romance já tinha começado quando o rapaz conhece a filha de um comerciante e tem uma paixonite por ela, até que depois, somos surpreendidos por um amor puro e platônico que nos deixa uma grande lição a respeito da vida: “O amor nunca impede um homem de seguir sua Lenda Pessoal. Quando isso acontece é porque não era o verdadeiro Amor, aquele que fala a linguagem do mundo”.

Uma das frases marcantes do livro, que inclusive vem escrita na contracapa, nos diz que “Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize seu desejo”. De fato, nessa história mesmo quando o rapaz acredita que tudo está conspirando contra ele, no final ele percebe que, na verdade, há males que vem para o bem.

O alquimista é uma história maravilhosa e com uma profundidade filosófica que eu me arriscaria a dizer que é também uma forma de autoajuda. Toda a fábula tenta nos passar a mensagem de que nunca devemos deixar de perseguir os nossos sonhos, a nossa “Lenda Pessoal”. Além do mais, é um livro religioso que nos mostra que Deus escreveu o destino de cada ser humano, mas cabe somente a nós interpretar os “sinais”, enfrentar nossos medos e perseguir a felicidade que nos espera.

Esse livro possui várias frases e palavras que merecem ser citadas. A palavra que eu mais gostei foi “Maktub”, que traduzindo do árabe é algo como “está escrito” ou “tinha que acontecer”. Essa palavra tem um significado profundo, e nos diz que apesar de nosso livre arbítrio, tudo que acontece em nossa vida, já estava escrito por Deus.

“Maktub”, também é o nome de outra obra do autor Paulo Coelho mas esse é assunto para outro post.

Como avaliação final, se é que esse livro merece ser avaliado por mim, a nota não poderia ser diferente de 10!! Todos deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

E aí,ficou com vontade de ler? E quem já leu “O alquimista” o que achou? Comentem!!

Beijos e até a próxima!

Resenha feita por Relicário de Papel

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: