Portal da escrita

Início » Sem categoria » Narrador

Narrador

Para começar, vamos ao conceito de narração:

Narração é um relato de um fato ou acontecimento; há personagens atuando e um narrador que relata a ação;

Hoje, falaremos sobre o narrador, aquele que conta a história sabe? Brincadeiras à parte, o narrador conta a história e pode fazer isso de diferentes pontos de vista: primeira pessoa, segunda pessoa, terceira pessoa ou ponto de vista alternado. O ponto de vista escolhido no momento em que for escrever seu texto irá depender de como você pretende apresentar sua história. Detalharemos cada um deles a seguir:

Primeira pessoa (eu)

Em primeira pessoa, o narrador participa dos fatos, acontecidos com ele (o narrador é o personagem principal) ou não (o narrador é personagem secundário). Ele compartilha seus pensamentos e sentimentos, bem como seu ponto de vista acerca das situações vividas. Ele narra os fatos utilizando sua linguagem pessoal e personalidade fazendo com que o leitor sinta-se mais próximo a ele.

Lembre-se: O personagem-narrador não é onisciente, portanto, não sabe o que os outros personagens pensam ou sentem. Também não podemos saber ao certo qual é a verdade baseado apenas no que ele diz.

Neste tipo de narrativa, nós, como leitores, somos apresentados aos fatos ao mesmo tempo em que o personagem.

Quando utilizar: quando quiser transmitir mais proximidade com o personagem e o seu ponto de vista bastar para o bom entendimento do texto.

Segunda pessoa (você)

O narrador reconhece a existência do leitor referindo-se a ele diretamente. Ele introduzirá você, leitor na história fazendo com que você se sinta parte da história atuando como personagem.

Este tipo de narrativa também traz proximidade.

Quando utilizar: da mesma forma que na primeira pessoa.

Terceira pessoa (ele)

Em terceira pessoa, o narrador pode ser observador (narra o que observa sem maiores detalhes), ou pode ser onisciente (que tudo sabe; inclusive os pensamentos dos personagens).

O narrador não falará apenas sobre seu ponto de vista, podendo abordar todos os fatos que ocorrem na trama. Ele ainda poderá abordar superficialmente os acontecimentos, sem expor sentimentos ou pensamentos, ou ser mais detalhista, abordando até mesmo os aspectos psicológicos dos personagens. Poderá também, ser neutro em relação aos acontecimentos ou bancar o intrometido e “dar” palpite em atos ou pensamentos.

O foco deste tipo de narrativa, é permitir que o leitor tenha conhecimento amplo acerca do que está acontecendo na trama e/ou se passando na mente de cada personagem.

Quando utilizar: quando for preciso um conhecimento mais amplo acerca da trama ou de personagens para o bom entendimento do texto.

Alternado

Você também pode optar por mesclar mais de um tipo de narração, sempre intercalando o narrador para não haver confusão. O ponto de vista alternado poderá ser encontrado das seguintes formas: primeira pessoa e terceira pessoa, ou, primeira pessoa apenas, mas com personagens distintos.

O foco deste ponto de vista, é permitir que o leitor tenha mais de um ponto de vista, mesmo que não tenha acesso à toda informação.

Quando utilizar: da mesma forma que na terceira pessoa.

Seja qual for sua escolha, o mais importante importante escrever de uma forma que seja fácil para você. Não tenha medo de testar todas as possibilidades para só depois, escolher a sua. Nada impede também, que você faça uso de todos os pontos de vistas a cada obra sua. Por fim, não fique só na teoria, comece a praticar agora mesmo. primeiro com textos pequenos e vá aumentando gradativamente. Antes que você perceba, terá escrito um livrão, rs.

Anúncios

1 Comentário

  1. […] via Aula 1 – Narrador — Portal da escrita […]

    Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: