Portal da escrita

Início » Universo Literário » JONATHAN SAFRAN FOER E A DOÇURA DA TRAGÉDIA

JONATHAN SAFRAN FOER E A DOÇURA DA TRAGÉDIA

Por Carvalho de Mendonça

“Comer animais” não é uma obra ficcional e, talvez por isso, seja o texto mais cruel de um autor que já tratou de guerra, nazismo e onze de setembro. Em seu último livro, o premiado escritor Jonathan Safran Foer escancarou a polêmica da indústria da carne e iniciou uma árdua batalha para tentar convencer o mundo dos benefícios do vegetarianismo. Porém, foi com duas obras de ficção que Foer ganhou fama, prestígio e se tornou um dos jovens mais promissores da literatura norte-americana.

Misturando História e imaginação, dores reais e personagens que também poderiam ser, em 2002, é lançado “Tudo se ilumina”. Com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o passado de sua família, o judeu Jonathan Safran Foer viajou para o interior da Ucrânia, local que serviu de cenário para horrores da guerra e duras recordações. Desta viagem surge seu romance de estreia, onde narra a busca do escritor Jonathan por uma mulher que acredita ter salvado seu avô a escapar dos nazistas. A obra brinca com a forma, trazendo três tempos e três vozes distintas que formam uma doce narrativa. O livro foi vencedor do National Jewish Book Award e do Guardian First Book Award, chegando aos cinemas em 2005, pelas mãos do diretor Liev Schreiber, com o título de “Uma vida iluminada”.

Também em 2005, chegou às livrarias a obra mais cultuada do autor: “Extremamente alto e incrivelmente perto”. Sutil e poderoso, o livro conta o drama de Oscar, um garoto especial que embarca em uma aventura por Manhattan, na busca por prolongar sua relação com o pai, morto no ataque ao World Trade Center. Assim como em “Tudo se ilumina”, o autor conta, paralelamente, estórias de guerra e aproxima o leitor das descobertas do protagonista, por meio de ilustrações e fotos. Impulsionado pela indicação ao Oscar de “Tão forte e tão perto”, adaptação cinematográfica do competente cineasta Stephen Daldry, o livro alcançou o topo das listas de mais vendidos nos Estados Unidos.

O poder de Foer em transformar temas pesados em romances delicados é inegável, o que gera ainda mais expectativa para o lançamento de seu próximo trabalho, previsto para 2017, “Here I Am”. O autor narrará as consequências que um terremoto em Israel causou na dos Bloch, família judia residente em Washington D.C.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: