Portal da escrita

Início » Universo Literário » LITERATURA ALTERNATIVA – O Livro Que Ninguém Pode Ler

LITERATURA ALTERNATIVA – O Livro Que Ninguém Pode Ler

voi.png

Por Tarcísio José da Silva

Quem aprecia literatura, gosta certamente de descobrir novos livros, com novas histórias, novos modelos de narrativa e linguagem. Existem muitos exemplos de livros assim. Mas, um livro que ninguém pode ler é, sem dúvida, uma interessante curiosidade literária.

Nessa categoria, acredito que só exista no mundo um exemplo: o VOYNICH.

As tentativas de decifrá-lo têm falhado e o seu conteúdo continua um mistério para o mundo. O nome vem do colecionador Wilfrid M. Voynich, que o adquiriu em 1912. Atualmente, a obra pertence à Biblioteca de Manuscritos Antigos da Universidade de Yale (EUA).

As investigações colocam o Voynich como um escrito dos séculos XV-XVI, sendo que sua possível autoria já foi atribuída a Roger Bacon (monge) Anthony Ascham (escritor), Filarete (arquiteto), Edward Kelley e John Dee (místicos) e Leonardo Da Vinci (famoso artista e autodidata). Os especialistas modernos tendem a considerar a hipótese dos ingleses Kelley e Dee, mas nada foi confirmado. Dee foi um sábio matemático que se dedicava a assuntos espirituais enquanto Kelley, apesar da religiosidade, apresenta-se como um homem de caráter duvidoso nas biografias.

O livro foi escrito em pergaminho de vitelo, mede 16 cm x 22 cm e tem 204 páginas. Sua escrita é totalmente ininteligível, codificada (linguagem de anjos ou alienígenas, como afirmam alguns) e possui muitas ilustrações, também enigmáticas, incluindo signos do zodíaco, vegetais e mulheres nuas.  Divide-se, por convenção, em 5 seções: botânica, astrológica, biológica, medicinal e a seção final (sem imagens).

Talvez, a hipótese mais ousada seja a que admite que o livro tenha sido escrito pelo Rei Salomão e chegado às mãos de Roger Bacon.

Para quem tiver interesse em conhecer essa obra verdadeiramente misteriosa, segue o link de download.

http://ayltondoamaral.com/downloads/o-manuscrito-voynich.pdf

Tente decifrar esse mistério!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: