Portal da escrita

Início » Resenhas » Tigres em Dia Vermelho – Liza Klaussmann

Tigres em Dia Vermelho – Liza Klaussmann

IMG_1097.JPG

Por Maíra Protasio

Livro de estreia de Liza Klaussmann, ex-jornalista do New York Times, publicado em 2012, Tigres em Dia Vermelho é um livro que parece ser uma coisa mas, como as personagens as quais ele nos apresenta, é outra bem diferente. Pois a história que se apresenta como um simples drama familiar envolvendo duas primas e os caminhos que suas vidas tomam durante o Pós-Guerra, torna-se cheia de segredos, traições e mistérios.

Dividida em cinco seções, cada uma contando determinados fatos pela perspectiva de uma das cinco personagens principais – Nick, Daisy, Helena, Hughes e Ed – Liza Klaussmann cria uma espécie de colcha de retalhos, obrigando-nos a pescar aqui e ali os pontos de interseção para compreendermos quem são essas pessoas, o que as motiva e o que afinal acontece por trás da cortina de aparências montada com sorrisos, drinks e dinheiro para esbanjar.

O drama familiar, no entanto, ainda permanece uma questão de grande importância ao longo do livro, dado que vemos no futuro, através dos filhos de Nick e Helena, Daisy e Ed, o reflexo de seus erros e acertos e em que medida certos padrões de comportamento das duas marcam, profundamente, estes dois indivíduos em formação. Mesmo porque, sendo muito honesta, estas são personagens que estão extremamente longe da perfeição. Todos ali, sem querer ou por querer, acabam tendo uma parcela de culpa no futuro trágico que os aguarda. Não há mocinhos e vilãos; ninguém é apenas a vítima.

Assim, com suas personagens complexas, intrigantes e que frequentemente falham mais do que acertam, Liza Klaussmann nos fornece uma história empolgante, que alimenta nossa curiosidade a cada nova revelação, forçando-nos a desvendar os segredos escondidos entre suas páginas. É uma obra triste, angustiante, reveladora e recompensadora sobre o que há de pior na alta sociedade dos anos 50-60.

Maíra Protasio

doquetenholido.wordpress.com

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: