Portal da escrita

Início » Letras Políticas » Conheça os representantes da sociedade civil no Colegiado de Literatura, Livro e Leitura do CNPC/Minc

Conheça os representantes da sociedade civil no Colegiado de Literatura, Livro e Leitura do CNPC/Minc

O Colegiado Setorial de Literatura, Livro e Leitura (CSLLL) é um órgão integrante da estrutura do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura (Minc).

Conheça os representantes da sociedade civil no CSLLL/CNPC, empossados em maio de 2016, para um mandato de dois anos:

 

Representante da Região Norte

I – Titular: Moacir de Araujo Almeida Junior (AP)

ap-almeida

Almeida Jr é jornalista e escritor, com atuação contundente como ambientalista. Na bagagem os livros Ensaio Geral, Antologia Experimental e Família na Sala, a fundação do Instituto Amigos em Ação, da Editora Rosa Negra e do Prêmio Rosa Negra de Literatura. Em 2014 estreou como Editor buscando novos talentos, publicou Mistério da Pedra e Escrevendo Sem Medo.

 

Suplente: Domingos Conceição (PA)

pa-domingos

Sociólogo e mestrando em Serviço Social/ UFPA. Pesquisa o movimento negro em Belém. Pesquisou a condição do negro na sala de aula, e dessa pesquisa publicou os Livros “Negrinho do Pará” (Edição independente, 2003), e Quilombinho (Edição independente, 2010). Organizador da Feira Preta e das comemorações do 20 de novembro no Estado do Pará. Militante do Movimento Mocambo.

 

Representante da Região Sudeste

II – Titular: Toni Carlos Pareira (SP)

sp-toni

Autor dos livros Um Bom Lugar – Biografia Oficial de Mauro Mateus dos Santos – Sabotage e “O Hip-Hop Está Morto!” – A História do Hip-Hop no Brasil. Organizador de antologias como Hip-Hop a Lápis e Literatura do Oprimido, coordena o coletivo LiteraRUA.

 

Suplente: Elisa Campos Machado (RJ)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia da FESP/SP e doutorado em Ciência da Informação pela ECA/USP. Diretora do Departamento de Bibliotecas Públicas da cidade de São Paulo (2001-2003) e Coordenadora Geral do SNBP/MinC (2011-2015). Docente da Escola de Biblioteconomia e do curso de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO.

 

Representante da Região Nordeste

III – Titular: Maria Roseneide Santana dos Santos (SE)

se-rose

Graduada em Letras(1993), mestrado em Letras (2009) com a dissertação: Os discursos sobre a leitura nos documentos oficiais; professora da Especialização Filosofia e Literatura (2011), Coordenadora das rodas de leitura da Biblioteca Pública Epifânio Dória; Conselheira do CNPC/MinC, eleita para a gestão 2012-2014, tendo participado ativamente dos debates nas reuniões e na III CNC, Brasília, 2013.

 

Suplente: Antônio Michel Félix Silva (CE)

ce-michel

Membro da coordenação do programa Arca das Letras Ceará.

 

Representante da Região Centro-Oeste

IV – Titular: Nelton Moreira Souza (GO)

go-nelton

Tenho Experiência na área, com produção Ético-racial e literatura Afro-brasileira e Matriz Africana, financiadas Pelo CNPq. Sou Mestre em Geografia IESA/UFG, Representante Regional – JCONEN Centro-Oeste, Membro da Comissão Estadual da Memória; Verdade e Justiça SDH. Consultor Técnico no Plano de Direitos Humanos da Cidade de Goiânia-GO, Atualmente pesquisador no projeto Rede Digital FAPEG/GO.

 

Suplente: Melly Fatima Goes Sena (MS)

ms-melly

Trabalha na Fundação de Cultura de MS, na Gerência de Patrimônio Histórico com o núcleo de literatura, leitura e bibliotecas, coordena atualmente o Proler – Campo Grande – MS. Participou da elaboração do Plano Estadual do Livro e Leitura de MS.

 

Representante da Região Sul

V – Titular: Márcia Helene Koboldt Cavalcante (RS)

rs-marcia-cavalcante

Fundadora da ONG Cirandar.

 

Suplente: Márcia Maria Junkes (SC)

sc-marcia-junkes

Professora de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, Semiótica e Metodologia do Ensino da LP. Tem mestrado em Linguística e Doutorado em Educação. Leciona no Ensino Superior nos cursos de Licenciaturas e Bacharelado; coordena o PROESDE Licenciatura. Pesquisadora, orientadora de iniciação à pesquisa. Publicou 03 livros na área. Atua também, como Assessora Pedagógica e Formação docente.

 

Segmento: Criação

VI – Titular: Carlos Henrique da Silva Gonçalves Figueiredo (PA)

pa-carlos-henrique

Escritor. Representante do CSLLL no Pleno do CNPC.

 

Suplente: Maria Carmen Silva Batista (RN)

rn-m-carmem

Sou pesquisadora cadastra no CNPq na área de leitura, literatura e formação do leitor literário, mestra em Língua Portuguesa com projeto aprovado e agraciado com a Bolsa de Fomento à Literatura pelo Ministério da Cultura. Desenvolvo projetos com alunos da rede pública buscando a formação do leitor literário e a propagação da leitura no espaço escolar e social que constitua a formação cidadã.

 

VII – Titular: Francimara Salvador (Mara Coradello) (ES)

es-mara

Escritora, há mais de dez anos publicou seu primeiro livro. Atua desde 2003 em atividades de promoção da leitura e da escrita.

 

Suplente: Jonas Rodrigues de Moraes (PI)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Jonas Rodrigues de Moraes historiador, músico, com publicações de artigos em revistas de literatura e história. Publicou recentemente o livro: Sons do sertão: Luiz Gonzaga, música e identidade” São Paulo – SP: Annablume, 2012. Publicações nas Revistas: Mnemosine. Participações em saraus de poesia em Teresina-PI e no interior do estado. Atualmente desenvolve trabalhos de literatura na SECULT-PI.

VIII – Titular: Aldenor da Silva Pimentel (RR)

rr-aldenor

Aldenor Pimentel é natural de Boa Vista-RR. Jornalista, poeta e escritor, tem contos, crônicas e poemas publicados em coletâneas de textos literários, blogs e revistas e em outros projetos de circulação literária pelo Brasil. Recebeu mais de dez prêmios e menções honrosas em concursos de contos e poemas. É colaborador da Revista Pacheco, revista literária on-line.

 

Suplente: Damiana Maria Barbosa Jaires Melo (AL)

al-damiana

Professora de Língua Portuguesa e Literatura, desenvolvo atividades com alunos e professores das redes Municipal (Maceió) e Estadual, estimulando o gosto pela leitura, fazendo uso de textos significativos da nossa literatura. Proporciono momentos de deleite através de contação de histórias, bem como oficinas voltada para esta arte. Este ano publiquei meu primeiro livro de literatura infantil.

 

Segmento: Mediação

IX – Titular: Gláucia Maindra da Silva (SC)

sc-glaucia

Graduada em Biblioteconomia pela UFSC. Participou do PROLER Blumenau e integra a Rede de Leitura Inclusiva SC. Atua na Biblioteca Pública de Imbituba desde 2012, onde coordena o projeto Tenda Literária, realizado nas praias da cidade. Conselheira ativa no Conselho Municipal de Política Cultural há três anos e este ano assumiu a Gerência de Fomento e Incentivo à Cultura, no Governo de Imbituba.

 

Suplente: Graciela Maria Reyna Quijano (RS)

rs-graciela

Professora aposentada UFRGS:área Letras e Formação de Professores. Doutora em Educação na área de compreensão de Leitura. Coordena há 15 anos o projeto “Casa da Leitura”, biblioteca comunitária em assentamento rural, pelo qual recebeu os Prêmios: Viva Leitura (MEC); Amigos do Livro (CRL) e Machado de Assis (MinC). Em Foz do Iguaçu (UNILA) coordenou Programa de leitura Brasil-Argentina-Paraguai.

 

X – Titular: Maria Aparecida Arias Fernandez (PE)

pe-cida

Biblioteconomista, atuo consultora na área de formação e promoção da leitura literária, desenvolvi um sistema para organizar e dinamizar acervos de literatura de ficção e poesia. Integro o Fórum PE em defesa das Bibliotecas, LLL, desde 2006, e o programa Direito à Leitura do CCLF – Centro Luiz Freire, ong pernambucana de Direitos Humanos, desde 2004, e o Movimento por um Brasil Literário.

 

Suplente: Margarete Edul Prado de Souza Lopes (AC)

ac-margarete

Professora ensino superior, da UFAC, há 27 anos e nesta condição já publiquei 2 livros pela Lei do Incentivo à Cultura, já participei de bancas julgadoras de concurso de redação, já organizei e coordenei 5 Jornadas de Gênero e Literatura. Fiz um curso pela FGV de como elaborar projetos de cultura; organizei palestras, oficinas de Estudos Culturais e Criação Literária. Estou com 2 livros no prelo.

 

XI – Titular: Rodolfo Silva de Abreu (MA)

ma-rodolfo

Sou Advogado e Jornalista. Autoridade tradicional de Matriz Africana no Maranhão. Coordenador do Departamento de Educação e Relações Étnico Raciais do Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão – FERMA.

 

Suplente: Cleide Cristina Soares (DF)

df-cleide

Bibliotecária e Gestora Cultural, instalou mais de 10 mil bibliotecas comunitárias e formou mais de 22 mil agentes de leitura rurais, quilombolas, indígenas, refugiados e de extrema pobreza. Criou e implantou o Arca das Letras no Brasil, Prog de Brinquedotecas Públicas no DF, mov social Grito do Livro. Coordenou a Rede de Bib Publicas do DF e Programas de Leitura do MinC, Biblioteca Nacional e BR.

 

Segmento: Produção e Distribuição

XII – Titular: Raquel Goes de Menezes (RJ)

rj-raquel

Raquel Menezes é presidente da Liga Brasileira de Editoras – Libre, entidade que reúne as editoras independentes, aquelas que constroem uma política editorial autônoma, preocupada primeiramente com a qualidade editorial. É diretora da Editora Oficina Raquel e doutoranda em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFF.

 

Suplente: Janete Lainha Coelho (BA)

ba-janete

Mestre da Cultura popular, Diretora do Ponto de Cultura Literatura de Cordel para todos , Comissão Estadual e Nacional dos Pontos de Cultura Gt Livro, Leitura e Literatura, Fórum dos Agentes, gest. e empreend. Sul/Ba,Território de Identidade Litoral Sul/BA/Câmara Temática de Cultura, Conselho M. de Cultura/ Câmara de Teatro, Ordem Brasileira dos poetas de literatura de cordel. 518 livros escritos.

 

XIII – Titular: Bernardo Jorge Israel Gurbanov (SP)

sp-bernardo

Bernardo Gurbanov é presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), proprietário da Editora Letraviva e primeiro vice-presidente do GIE (Grupo Iberoamericano de Editores).

 

Suplente: Isis Valéria Gomes (SP)

sp-isis

Ísis Valéria Gomes é editora, escritora e crítica literária brasileira que também atua como consultora de programas de incentivo à leitura e avaliadora de acervos no Brasil e exterior.

 

XIV – Titular: Maria das Graças Monteiro Castro (GO)

go-maria-das-grac%cc%a7as

Professora do curso de biblioteconomia da FIC/UFG. Coordenadora do Proler de Goiânia. Diretora da editora UFG de 2006 a 2008. Membro do CNPC de 2005 a 2010. Foi representante da Região Centro – Oeste da primeira composição da Câmara Setorial do Livro, leitura e Literatura.

 

Suplente: Josemir Silvério da Silva (RR)

rr-josemir-cnpc

Escritor do livro “MIKA UMA INFÂNCIA PERDIDA” 240 pg, Um romance que aborda o trabalho infantil e violência doméstica. *Conheço todas as etapas envolvidas na edição de um livro e a documentação necessária * Trabalho com leitura e interpretação de texto nas salas de aulos da escola pública de minha cidade.

 

Segmentos: Produção e Distribuição, Criação e Mediação

XV – Titular: Joseilton Batista Franca (TO)

to-joseilton

Sou jornalista, poeta, produtor cultural, fui professor de português e literatura e conselheiro municipal e estadual de cultura pela câmara setorial de literatura, estou licenciando em filosofia pela UFT na qual participei de um intercâmbio internacional na Universidad de Zaragoza, Espanha em 2014.

 

Suplente: Mauro Cesar Bandeira de Oliveira (DF)

df-mauro-bandeira

Eu sou escritor e agente da Mala do livro.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: