Portal da escrita

Início » Mensagens » LITERATURA ALTERNATIVA O LIVRO DE UM VERDADEIRO MAGO

LITERATURA ALTERNATIVA O LIVRO DE UM VERDADEIRO MAGO

Atualmente, estão em moda obras que exploram a magia na ficção literária. A saga de Harry Potter é o melhor exemplo disso. O universo desse garoto é fantástico, cheio de magos, bruxas, duendes, criaturas fantásticas.Da mesma forma, “As Crônicas de Nárnia” exploram profundamente o mundo da magia.

Outro exemplo de livro mágico fictício é o “Necronomicon” de H. P. Lovecraft. Segundo o autor, esse livro teria sido escrito por um árabe   Abdul Alhazred, poeta árabe (alguma semelhança com Omar Khayyam?). O curioso é que muitas pessoas realmente acreditaram que o livro fosse real – tal como muitos acreditaram que Sherlock Holmes existia de verdade.

Mas, existe um livro real, escrito por um mago de verdade. Chama-se “Livro Sagrado da Magia de Abramelin”. Apesar da semelhança entre os nomes, Abramelin não tem nenhuma relação (pelo menos, ainda não foi descoberta) com o famoso mago celta, Merlin.

Abramelin existiu ou não? É possível que sim. Contudo, alguns estudiosos acham que ele, bem como Abraão, o Judeu, foram apenas criações literárias do alquimista Nicolau Flamel, que teria fabricado o Elixir da Longa Vida a partir dos escritos desses magos.

O Livro da Sagrada Magia de Abramelin possui conteúdo amplo, onde são descritas formas de invocação de demônios por meio do uso de letras que formam nomes diferentes (lembram muito os joguinhos das nossas modernas palavras cruzadas). Mas, essas invocações são precedidas pelos ensinamentos do mago a Abraão, o Judeu.

Abraão teria encontrado Abramelin nas viagens que fez pelo mundo em busca de sabedoria. Abramelin era um eremita que vivia no Egito e havia descoberto a chave da vida longa. Em seu livro existe, como no Necronomicon, o ritual para trazer os mortos de volta à vida!

O Livro da Sagrada Magia de Abramelin deu impulso às ideias que temos hoje sobre o Anjo da Guarda (ou Anjo Guardião) e usa algumas “receitas” já consagradas na Bíblia:

  • Incenso (Êxodo 30: 34-36)
  • Óleo (Êxodo 30: 22-25)

Moisés também registrou no Livro dos Números (19, 1-2) uma fórmula para fazer água benta com as cinzas da vaca vermelha (kosher, em hebraico). O problema é que vacas vermelhas (pelo menos, atualmente) são raríssimas!

Vale lembrar que o Teoria do Anjo da Guarda, explorada no Grimório de Abramelin, foi desenvolvida a partir das palavras do próprio Jesus, que diz em Mateus 18: 10:

Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos [as crianças?]; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste.

Outro detalhe: o grimório foi escrito por Abraão, o Judeu, a partir dos ensinamentos de Abramelin.

Não custa ler o livro e tirar suas conclusões.210992301-o-livro-da-magia-sagrada-de-abramelin-o-mago-tabelas-completas

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: