Portal da escrita

Início » Resenhas » A arte de pedir – Amanda Palmer

A arte de pedir – Amanda Palmer

Equilibrando com proeza um tom memorialista com uma espécie de auto-ajuda (no melhor sentido possível do termo), Amanda Palmer nos dá um livro absolutamente incrível e, acima de tudo, extremamente inspirador. A arte de pedir é, sim, como esperado, sobre crowdfunding, mas é também sobre uma série de outras aspectos do ato de pedir.

Pois a experiência de Palmer com o ato de pedir é muito anterior ao fenômeno do crowdfunding, redes sociais e sua icônica palestra TED. Já aos 20 e poucos anos, sem saber direito o que queria fazer, para além da certeza de que não estava interessada em ter “um emprego de verdade”, ela troca o seguro e mal pago emprego de barista por fazer estátua viva de noiva, distribuindo flores a cada contribuição.

E creio que é graças a essa experiência que a percepção dela do que o ato de pedir representa e sobre o que é mendigar e o que é pedir é tão interessante. Esta é uma artista que começou pedindo contribuições e dando flores e conexão humana de volta e que levou esta lógica para sua carreira musical. A confiança que Palmer tem em seus fãs e o resultado 99% positivo que ela recebe de volta é impressionante.

Nós vivemos com medo e cercados de exemplos de como as pessoas podem ser egoístas e más umas com as outras, mas o que Amanda Palmer nos mostra é que pedir não é um ato de fraqueza ou motivo para vergonha, muito menos um ato que significa admitir que somos incapazes, mas, sim, um ato de confiança. E um aspecto interessante de A arte de pedir é que essa ideia não serve exclusivamente para nós, artistas, embora esteja cheia de lições que nós escritores precisamos aprender para ontem, mas serve também para nossas relações pessoais.

Pois tão importante quanto saber pedir ajuda para nossos fãs é saber pedir ajuda para nossos pais, nossos irmãos, nossos amigos e nossos parceiros. Eles nos amam. Eles querem ajudar. Só precisamos saber pedir.

 

Maíra Protasio

Escritora e mestranda em Filosofia da arte, vive desde sempre entre livros e cadernos. Vem publicando desde 2014 resenhas sobre suas leituras em seu blog: doquetenholido.wordpress.com

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: