Portal da escrita

Início » Resenhas » Vitória – Joseph Conrad

Vitória – Joseph Conrad

Finalizado em 1914, mas publicado apenas no ano seguinte, já em meio aos primeiros passos da 1ª Guerra Mundial, Vitória não fala sobre uma batalha tradicional, neste sentido mais bélico, mas, sim, de uma batalha mais profunda que vai, aos poucos, se revelando diante de nossos olhos.

Heyst, nosso protagonista, é um sueco que, criado por um pai pessimista-niilista, desacreditado da vida e de qualquer sentido que possa ser atribuído a ela, sai pelo mundo, sem muito propósito, aparentemente, quando este pai morre. O encontramos em uma ilha, nos arredores da Indonésia, isolado de tudo e de todos, com um projeto de exploração de carvão fracassado no passado recente.

Tudo é muito misterioso, intrigante e estranho a princípio. Conrad vai nos dando acesso, um fragmento de memória de cada vez, aos diversos acontecimentos que o levaram àquela situação e, principalmente, aos questionamentos internos de Heyst, que vão desde os ensinamentos passados por seu pai aos (poucos) relacionamentos que ele vai estabelecendo com as personagens que conhece no Oriente.

Assim como outras obras de Conrad, como O Passageiro SecretoCoração das Trevas, o mar, sua travessia e toda a simbologia que acompanha estes elementos retorna, porém de modo bem distinto do que vemos nestas duas outras obras. O que permanece constante nesta, assim como em todas suas obras é a qualidade, beleza e equilíbrio perfeito entre profundidade e simplicidade, que dão o tom e acabam sendo o grande trunfo de seus livros.

Dos estratagemas de vida, o mais cruel é a consolação do amor – o mais sutil, também; pois o desejo é o leito dos sonhos.

Existem padrões tanto na vilania como na virtude, e o ato, como ele imaginou para si próprio, adquiriu um pavor adicional com o ritmo lento de uma traição tão atroz e tão mansa.

Maíra Protasio

Escritora e mestranda em Filosofia da Arte, vive desde sempre entre livros e cadernos. Vem publicando desde 2014 resenhas de suas leituras em seu blog: doquetenholido.wordpress.com

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: