Portal da escrita

Início » Resenhas » Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

Em Por Lugares Incríveis, um dos livros com maior hype dos últimos anos, Jennifer Niven nos apresenta uma história tocante, com iguais níveis de beleza e tristeza. É uma história sobre dois jovens que se encontram em uma situação extrema de suas vidas, cuja origem é bem distinta para cada um, mas que a consequência eminente parece ser a mesma.

Conhecemos Finch e Violet enquanto eles mesmos vão se conhecendo e Niven realiza muito bem o seu propósito de nos revelar aos poucos o histórico que levou os dois àquele momento, dando-nos a chance de entendermos estas personagens em vez de permitir que coloquemos cada um em uma caixinha, como fazemos tantas vezes em nossas vidas.

Além disso, com a desculpa de um trabalho escolar da disciplina de geografia, a autora nos conduz por Indiana, seu estado natal, e todos os seus lugares que são secretamente e inesperadamente incríveis. E, por trás disso, existe uma mensagem muito bonita de incentivo a buscar a beleza nas pequenas coisas e a valorizar momentos mais singelos, em contraponto àqueles grandes acontecimentos da vida.

O problema de Por Lugares Incríveis é que, apesar de ele discutir temas importantes, como o diagnóstico de doença mental, o luto e pressão social, com a delicadeza necessária e nos dar dois protagonistas completamente apaixonantes, ele se torna um livro bem previsível em alguns momentos, principalmente diante de tantos outros livros YA que tratam de temas e histórias semelhantes. É claro que esta é uma observação muito baseada na grande expectativa que certos comentários criaram em mim. Se eu tivesse lido este livro sem esperar nada dele, talvez não visse nele defeito algum.

Minha dica, portanto, é esta: é uma leitura deliciosa, tocante e inspiradora, mas não espere uma discussão mais profunda ou problematizadora. Aceite o que Niven busca oferecer e você ficará satisfeito enquanto leitor.

Maíra Protasio

Escritora e mestranda em Filosofia da Arte, vive desde sempre entre livros e cadernos. Vem publicando desde 2014 resenhas de suas leituras em seu blog: doquetenholido.wordpress.com

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: