Portal da escrita

Início » Vida de Escritor » Wattpad: vitrine de autores

Wattpad: vitrine de autores

wattpad-imagem1

wattpad: vitrine de autores

Escrever… Escrever é uma arte e como tal deve ser aprimorada.

Às vezes, escrevemos somente para nós. Se assim o fazemos, somos críticos de nós mesmos. Mas quando escrevemos e desejamos que outros leiam nossos escritos, devemos prezar pela arte da escrita voltada ao outro. Escrever com cuidado, com carinho, com capricho.

E onde e como vamos ser lidos? Publicar o que escrevemos é um desafio.

Mas a modernidade nos traz facilidade. Então, se queremos publicar algo para o leitor, não é mais preciso esperar apenas por editoras.

Assim, eu conheci o Wattpad. Esse encontro nasceu da vontade que eu tinha de “sentir” a reação do leitor aos meus escritos. Eu já tinha anos de experiência na escrita, mas queria interagir com o leitor, que é uma das principais vantagens do Wattpad: publicar de forma fácil e sentir a reação do leitor. Conversar com ele, ler sua opinião e receber suas críticas.

O Wattpad hoje abriu portas para qualquer pessoa que queria publicar algo. Isso, às vezes, faz decair o valor do que se lê no Wattpad, pois nem todo mundo nasceu um escritor. A escrita, como eu disse acima, é uma arte, precisa de desenvolvimento, criatividade, dom, prática.

Mas, para os amantes e praticantes da escrita, sem dúvida o Wattpad é uma ferramenta útil e poderosa.

Depois de um ano publicando partes de um livro no Wattpad, alcancei a marca de mais de um milhão e meio de leituras em uma história que não é romance, nem fantasia, nem erótica. Uma história cruel, verdadeira, aterrorizante. E o Wattpad me deu a oportunidade de destacar minha história, mesmo ela não sendo o gênero preferido os leitores em geral. E daí em diante portas se abriram, frente ao número expressivo de leituras que teve meu livro.

Fechei contrato com duas editoras, DarkSide para a publicação do livro que postei no Wattpad e Editora Abril, outra para participar de uma coletânea com os dez melhores escritores do Wattpad.

Eu me perguntei, o que hoje muitos me perguntam: como consegui e porquê. A resposta vem de forma natural: pelo empenho na prática da escrita, cursos de desenvolvimento, muita leitura, muito aprimoramento e, um ponto essencial, muita divulgação. Juntando todos esses fatores, consegue-se um bom desenvolvimento em ferramentas como o Wattpad.

Pois não basta somente ter uma boa ideia, ou divulgar muito, é preciso “qualidade” de escrita, é essencial dedicação, aprimoramento, porque no final, as editoras não vão verificar somente número de leituras, mas também e principalmente, a essência da qualidade do que escrevemos.

Assim o Wattpad é uma “vitrine” de autores, que nos destaca, mas que não faz de nos escritores de sucesso, salvo se tivermos qualidade de escrita.

Então, a ideia é aprimoramento, para então destacar nosso trabalho, que será visto e com certeza valorizado no tempo certo.

Buenos Aires, outubro, 2016.

Rô Mierling 

Publicado originalmente na edição de lançamento da revista Litera Digital


14125550_292716627773635_9110990913791814447_oGaúcha, escritora, roteirista e antologista. Autora de “Contos e Crônicas do Absurdo”, “Íntimo e Pessoal”, “Quando as Luzes se Apagam”, “Pedaços de Mim”, “Diário de uma Escrava”, “Cicatrizes da Escravidão” e muitos outros. Coordenadora em mais de trinta antologias de contos nos mais diversos assuntos, entre o dramático e o sinistro, do paranormal ao crime sádico. A autora atua na divulgação e incentivo de leitura e escrita junto a diversos projetos como PEGAÍ. Colunista nas revistas literárias Sotaques (Portugal) e Resonancias (Argentina/França). Atualmente está lançando um livro pela Darkside Books e outro pela Editora Abril junto a Revista Mundo Estranho. Escrevendo seu sétimo livro, a autora divide seu tempo entre Buenos Aires, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Anúncios

1 Comentário

  1. […] postamos aqui no blog um artigo da escritora Rô Mierling, que conta um pouquinho sobre sua trajetória desde o wattpad até a publicação pela Dark Side […]

    Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: