Portal da escrita

Início » Escola de Escrita » Desenvolvendo ideias

Desenvolvendo ideias

escola de escrita.png

Nós já geramos ideias, agora, iremos desenvolver ideias!

Temos a tendência de tentar reproduzir a estrutura de textos ou até mesmo a maneira de escrever de nossos autores preferidos. Não digo que você não possa se espelhar em alguém, mas tenha em mente que, o que funciona para um, nem sempre funciona para outro.

Apesar de a grande maioria dos autores ainda utilizarem a estrutura descrita por Joseph Campbell em O Herói de Mil Faces, o ideal é que você tenha apenas uma base para seguir, e a partir desta base, crie uma trama tão intensa que a estrutura que norteou sua escrita, torne-se praticamente invisível ao leitor.

Mas, por onde começar? Como desenvolver ótimas ideias para seu texto?

Saiba que não existe uma fórmula mágica, que irá resolver todos os seus bloqueios criativos, mas existem algumas técnicas que podem ajudá-lo a tornar suas horas de escrita, em momentos prazerosos e não de frustração.

Escreva

A ideia inicial para começar a escrever poderá surgir a partir de: um personagem, um conflito, um cenário ou até mesmo de uma fala. Qualquer que seja a sua situação, a dica é uma só: escreva.

Peque papel, caneta, lápis, tablet, celular ou computador, não importa o método de escrita, apenas escreva sua ideia nua e crua, não busque a perfeição, nem seja crítico demais neste momento.

Pode ser que sua ideia não sirva para o começo de seu texto, mas fique excelente no final. Pode ser que outra ideia fique incrível em outra narrativa, mas fique totalmente sem sentido no texto original, mesmo assim, anote. Pode ser em outo papel ou outro arquivo, mas não “perca” sua ideia confiando apenas na memória, pois eu garanto que você não se lembrará dela daqui um tempo.

Conheça sua trama

Pode ser que você tenha facilidade em começar um texto sem saber o quê? Por quê? Onde? Quando? Ou como? Mas caso não tenha, e a maioria poderá se atrapalhar em algum momento da história, o ideal é que você responda a essas perguntas em suas anotações.

Conhecer o mundo que você está criando, seus personagens, seus sentimentos, conflitos e anseios, tornam suas palavras mais sinceras e palpáveis ao leitor fazendo com que o seu mundo imaginário fique mais próximo dele. Se você sabe que ideia quer passar, fica muito mais fácil para escrevê-la.

Observe

As maiores e melhores ideias surgem a partir da observação. Observe tudo mesmo! Pessoas, gestos, palavras, dialetos, objetos, paisagens, qualquer coisa. Observando, você melhora sua percepção do mundo e transcreve cenas e personagens mais reais para o papel.

Por fim, todos nós temos excelentes ideias com grande potencial para livros de sucesso, e quando eu falo em sucesso, não falo de você ficar milionário. Falo de conquistar, incentivar e mudar vidas a partir daquilo que um dia, esteve apenas em sua mente.Saiba que não existe uma fórmula mágica, que irá resolver todos os seus bloqueios criativos, mas existem algumas técnicas que podem ajudá-lo a tornar suas horas de escrita, em momentos prazerosos e não de frustração.


Quer aprender de um jeito divertido e inovador como ser mais criativo e escrever melhor, vem malhar esse cérebro com a gente e saia com muito mais disposição e energia para realizar os seus sonhos e escrever de uma vez por todas seu tão sonhado Best-seller.

Conheça a Academia de Escritores

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: