Portal da escrita

Início » Escola de Escrita » Desmistificando a Escrita

Desmistificando a Escrita

escola de escrita.png

Grande parte das pessoas que pensam, ou já pensaram em se tornar escritores, alegam quase as mesmas coisas. Será que você já disse alguma dessas afirmativas?

  1. Eu não tenho o dom da criatividade para escrever.

Quem disse que não? Não é porque você não usa sua criatividade para escrever, que você não a tenha.

Somos educados ao longo dos anos, copiando ou interpretando textos. Algumas escolas até trabalham em cima da criação, mas, grande parte delas, limita-se às redações dissertativas, visando os vestibulares. Não quer dizer que não precise ser criativo para escrever uma redação, longe disso, a criação está totalmente presente na exposição dos argumentos e na construção de seu texto. O que acontece é que muitas vezes, o lado criativo não é trabalhado e o aluno acaba apenas reproduzindo informações mecanicamente.

Todos nós, podemos escrever criativamente se quisermos. Exige empenho e estudo, mas é totalmente possível.

  1. Mas tem muito escritor que já nasce escritor e não precisou se empenhar ou estudar.

Será mesmo que não? Você já parou para pesquisar a vida de seus escritores favoritos? Não né? Saiba então que mesmo que ele não tenha feito uma faculdade ou algum curso específico, muito provavelmente, foi preciso algum tempo (e não digo pouco) de treino.

Uma pessoa até pode escrever bem naturalmente, mas incrivelmente bem, é resultado de horas e mais horas escrevendo, revisando, apagando e reescrevendo. Esperar a inspiração aparecer sempre, é esperar pelo impossível. Um bom escritor trabalha até alcançar seu objetivo.

  1. Então eu preciso ou não fazer algum curso? O que é melhor: aprender sozinho ou com ajuda?

Tem pessoas que aprendem muito bem sozinhas, outras não. Mesmo que você seja autodidata, em alguns momentos, ter um professor, monitor ou até mesmo um consultor, poderá facilitar seu trabalho e até evitar alguns erros que fatalmente cometemos quando começamos uma carreira, seja ela qual for. Lembre-se sempre de que aceitar críticas construtivas, pode até ser difícil, mas são de grande valia no resultado final de seu trabalho.

  1. Se eu fizer algum curso então, automaticamente me tornarei um escritor?

Depende! Se você estiver se referindo ao escritor de forma generalista, sim, afinal, escritor é todo aquele que escreve e você não precisaria nem ter se preocupado em fazer algum curso. Mas se você estiver falando do escritor profissional, que publica livros, não. Não é algum curso ou oficina que o tornará escritor, como disse anteriormente, isso só acontece com empenho e muito trabalho. O curso ajuda, e muito! Mas sozinho não faz milagres.

Algumas dicas:

Listarei nos próximos posts, algumas dicas básicas para você que deseja ser escritor. São dicas gerais, mas que funcionam muito bem.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: