Portal da escrita

Início » Resenhas » Misery – Stephen King

Misery – Stephen King

img_1883-1.jpg

O famoso escritor de best-sellers Paul Sheldon sofre um grave acidente em meio a uma forte tempestade de inverno. Praticamente inconsciente e em uma estrada com pouquíssimo movimento, o fato de ele ser encontrado e resgatado por Annie Wilkes, sua maior fã que, por acaso, passava pelo local pouco depois do acidente parece ser uma sorte. Mas desde quando histórias de “sorte” interessam Stephen King?

Conforme vamos descobrindo aos poucos, Annie Wilkes é daquelas fãs um pouco desequilibradas e o que começa como um resgate de uma situação de vida ou morte torna-se rapidamente um sequestro, com toques de tortura e terror psicológico. A forma como a relação entre os dois progride e, principalmente, o modo como vamos, junto com Paul, descobrindo as nuances da personalidade de Annie, assim como diversos acontecimentos de seu passado que a levaram até ali.

O que é mais interessante é que Stephen King constrói um fortíssimo terror psicológico a partir de uma premissa que vai agradar qualquer grande fã de literatura e, principalmente, aqueles de nós que já pensamos em dar um jeito de obrigar nossa escritora favorita a reverter AQUELA morte (Cof Cof J. K. Rowling): o que você faria se tivesse seu escritor favorito em suas mãos? Falar muito mais que isso corre o risco de estragar a leitura, mas se você já pensou em algo neste sentido, com certeza vai amar odiar Annie e Paul.

Em termos de construção narrativa, acho que Misery sofre de um problema de ritmo, pois sua primeira metade começa a ficar repetitivo e cansativo até que, lá pela metade, a coisa volta a engrenar e aí surge um crescente intenso que leva o leitor até a última página em uma respiração só. É muito enriquecedor, entretanto, seja como leitora, seja como escritora, ver como King mostra todos os pequenos modos em que cada um dos dois explora, os seus limites, isto é, até que ponto eles tem poder, ou são submissos, um ao outro.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: