Portal da escrita

Início » Deus e Você » O PERIGO DA SOBERBA E DA ALTIVEZ DO ESPÍRITO SEGUNDO A BÍBLIA

O PERIGO DA SOBERBA E DA ALTIVEZ DO ESPÍRITO SEGUNDO A BÍBLIA

quando cavamos buracos em nossas vidas_

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. (Provérbios 16:18)”

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, vamos entender melhor o que é SOBERBA e ALTIVEZ.

SOBERBA: É uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. É arrogância, altivez, a autoconfiança exagerada. Soberba é um substantivo feminino do latim supervia, que significa elevação, presunção, orgulho.

ALTIVEZ: É a característica de algo ou alguém que é altivo, ou seja, que tem amor próprio, considera-se superior, orgulhoso ou digno. Pode também estar relacionado com um comportamento que denota arrogância ou soberba.
Geralmente quando pensamos na palavra altivo, vem à nossa mente a imagem de uma pessoa rica e esnobe. No entanto, a Bíblia usa esse termo para descrever qualquer atitude de “ser melhor que os outros”. A pessoa não precisa ser rica para ser cheia de altivez. Quem se considera mais inteligente, mais bonito, mais forte ou mais capaz que os outros, já demonstra aspecto de arrogância.
Por mais que uma pessoa tenha uma beleza, inteligência, capacidade que salte aos olhos, não deve nutrir dentro de si o sentimento de superioridade, porque assim a pessoa estará se tornando cada vez mais arrogante e soberba e assim se afastando mais e mais do Criador.

O orgulho é algo sério! Ele enche o coração humano de ego e quem é contaminado por esse mal sente-se superior aos demais e isso pouco a pouco o apodrece por dentro.
O orgulhoso se sente sábio demais para conselhos, ou aprendizado. Suficiente demais para ter companhia e carrega consigo a equivocada certeza de que não precisa de nada e de ninguém.
Porém, a altivez e o orgulho eleva a pessoa a um alto lugar, apenas para vê-la cair e a queda é violenta e desastrosa.
Acredite, o orgulho precede a ruína e a altivez do espírito precede a queda! Essa sequência é natural e inevitável.
Note que a consequência desses dois atos são distintas, a altivez por ser um posicionamento ela nos faz cair, a soberba porém nos destrói.
Muitos hoje em dia são contaminados por esses males e andam por aí sentindo-se um “deus” em meio a meros mortais. Mas a verdade é que não é nada disso, a pessoa nada mais é que uma pobre criatura que necessita de aprendizado, entendimento, sabedoria, amor, companhia e auxílio como todos os demais.
O problema é que o orgulho cega a visão, e faz a pessoa caminhar sem perceber na direção da própria destruição e quando chega a perceber já está no chão.

PORQUE A SOBERBA, A ALTIVEZ DESAGRADA TANTO A DEUS?

A soberba, a altivez desagrada tanto a Deus porque O afronta diretamente, afinal pode-se considerar que é uma forma de idolatria, pois deixamos de adorar e engrandecer a Deus que é o único digno de toda honra e glória, para se auto-adorar e auto-engrandecer. Também foram atitudes que iniciaram e provocaram uma rebelião nos céus, a qual trouxe discórdia, que culminou na queda de Lúcifer e de um terço dos anjos.
A soberba afasta os filhos da presença do PAI! Foi o que aconteceu com Adão e Eva lá no paraíso, quando se deixaram enredar por Satanás e quiseram ser igual a Deus. (Gênesis 3:5-6)
O descontentamento de Deus, com essa prática diabólica, fica evidente quando Ele fala a respeito de Edom, através do profeta Obadias:
“A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra? Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR.” (Obadias 1:3-4)
Se um soberbo pensa que esta acima do bem e do mal, seu engano é dobrado, pois no céu sua entrada é vetada (1 Coríntios 6:9-10) e na terra Deus vai abatê-lo. (Provérbios 29:23) Sendo assim, é certo que irá perecer, a menos que a pessoa se arrependa e se volte ao Senhor.
A soberba, a altivez é algo tão sério que encabeça a lista das seis coisas que aborrece ao Senhor citadas em Provérbios 6:16-19.
Pense nisso.

CONCLUSÃO:

Meditemos e guardemos em nossos corações este versículo…
… Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tiago 4:6)

DEUS ABENÇOE.

 

 

Monýh Oliver

https://www.facebook.com/AbrigodaAlma/

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: