Portal da escrita

Início » Resenhas » [RESENHA] Melancia – Marian Keyes

[RESENHA] Melancia – Marian Keyes

IMG_2424.JPG

 

Eu preciso começar esta resenha ressaltando um fato importante: eu não sou uma leitora de Chick-Lits. Realmente não sou. Mas, sabendo que isso era mais um preconceito literário do que um problema com o gênero baseado na minha experiência, resolvi pegar Melancia para reavaliar o que eu pensava sobre este tipo de livro.

Uma das coisas que eu gostei muito, e que me surpreenderam neste livro foi o modo como Keyes constantemente se refere aos clichês da comédia romântica de forma irônica e se recusa terminantemente a cair em qualquer um deles. Afinal, um livro em que a trama inicia com a nossa protagonista dá luz a uma linda menina e é abandonada pelo pai da criança ao mesmo tempo não pode ser considerado tipicamente romântico, não é mesmo?

Outro aspecto que deu para perceber é que Marian Keyes mostra que dá para escrever um livro com bastante humor, um humor bem particular que talvez alguns não gostem mas que, para mim, caiu muito bem, sem se resumir a isso. Pois outro problema que eu observava nos Chick-Lit era essa ideia de que entretenimento deveria ser igual a superficialidade e histórias engraçadinhas, mas que são facilmente esquecíveis.

Pois mesmo não sendo um livro profundo, com grandes reflexões filosóficas ou discussões mais densas, este é um livro que consegue abordar de maneira bem comprometida um dos grandes malefícios do machismo e da cultura do amor romântico: o relacionamento abusivo disfarçado de amor. Sem querer entrar em spoilers, Keyes mostra com clareza como você pode acabar duvidando de si mesma a tal ponto de acreditar que o que você sente não é real, que sua dor deve ser superada e, principalmente, que os erros do outro são, na verdade, culpa sua e é você que deve ser perdoada, e não o outro.

No meio de tudo isso, aprendemos a amar Claire que, como todos nós, é uma pessoa imperfeita, mas que merece ser tratada com respeito, com compreensão e empatia, algo que parece faltar a uma série de personagens que conhecemos em Melancia. Assim como sua protagonista, o livro em si não é perfeito, e talvez de fato o Chick-Lit não seja para mim, mas foi uma leitura prazerosa e que me mostrou que muitas ideias que eu tinha sobre o gênero estavam equivocadas.

2 Comentários

  1. K wade disse:

    Eu amei Melancia, me angustiei, sorri, sofri. A escrita da Marian Keyes é muita divertida, gosto muito desse livro. Ótima resenha, bjs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário!

