Portal da escrita

Início » Mensagens » DIREITOS E DEVERES

DIREITOS E DEVERES

 

Todos tem o direito de ser respeitado independente de sua etnia, credo ou opção sexual.
Todos tem o direito de viver ao lado de quem ama. Direito a uma segunda chance. Direito de viver em paz… Enfim, todos tem o direito de ser feliz.
Porém, a conquista dos nossos direitos começa, a partir do cumprimento de nossos deveres, por exemplo, vamos começar falando um pouco sobre respeito…
O respeito exige reciprocidade, ou seja, não é possível exigir respeito de alguém se eu primeiro não respeitar esse alguém.
Ou pior, como esperar respeito dos outros se eu mesmo não me respeito? Isso é algo a se pensar e ponderar.
No entanto, todo o ser humano tem autonomia para pensar e fazer suas escolhas, sendo assim, sempre haverá divergência de pensamentos e de escolhas. Ninguém é obrigada a concordar em tudo, mas é possível fazê-lo mantendo o respeito à decisão do outro. O simples fato de uma pessoa não concordar com certas opções do próximo, não a define como desrespeitosa ou como preconceituosa, porém suas atitudes errôneas para com ela sim.
O respeito é uma das bases fundamentais para qualquer grau de relacionamento. Ele não deve ser considerado como uma simples opção e sim como o dever de cada cidadão.
Falemos um pouco agora sobre DIREITOS…
Quando a palavra direitos repousa em nossos ouvidos, é algo que automaticamente aceitamos bem, porque isso nos remete a conquista de nossos anseios e isso nos agrada. Quem não gosta de usufruir do direito de viver ao lado da pessoa amada?
Mas para que isso seja possível, existe um dever a ser cumprido, é necessário respeita-la, valoriza-la e principalmente amar para ser amado!
Do mesmo modo acontece em relação a uma pessoa usufruir do direito de ter uma segunda chance, para que isso ocorra, é necessário haver um sincero arrependimento. A pessoa deve ser humilde o bastante para reconhecer e admitir seus erros e só assim ela estará realmente apta a aproveitar a sua segunda chance e não desperdiça-la.
O mesmo ocorre com aqueles que desejam usufruir do direito de viver em paz, para que isso seja possível, a pessoa deve selecionar bem as sementes que semeia. Pois, se semear vento é certo que colherá tempestade e com isso estará abrindo mão do direito de desfrutar da paz.
Enfim, todos temos o direito de ser feliz, mas para isso deve-se semear as boas sementes (bondade, paz, alegria, amor…)
Que possamos aprender a medir os nossos direitos, com a régua dos nossos deveres.
Que possamos aprender a respeitar, mesmo que os demais não respeitam e que acima de tudo, jamais deixemos de  respeitar a Deus e também a nós mesmos.
Que venhamos a fazer a nossa parte para que tudo à nossa volta melhore, sem nunca se afastar do bem. E que finalmente possamos entender que…
Direitos se conquistam, com o cumprimento dos nossos deveres.

 

Monýh Oliver

https://www.facebook.com/AbrigodaAlma/Fantasia Painting(50)

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: