Portal da escrita

Início » Resenhas » A Melodia Feroz – Victoria Schwab

A Melodia Feroz – Victoria Schwab

img_2604.jpg

Confesso que a premissa de A Melodia Feroz, a primeira vista, não me conquistou tanto assim. Este foi o livro-surpresa que recebi na edição de Maio do Turista Literário e a sinopse dá editora dá a entender que encontraríamos uma situação meio Romeu e Julieta: dois filhos dos líderes de dois terrítorios inimigos, Norte e Sul. Mas que bom que eu confiei na curodaria do Turista porque esse livro é tão maior do que parece a princípio!

Neste primeiro volume da duologia Monstros da violência, somos apresentados a dois personagens e suas famílias. No Sul vive August Flynn, o monstro que busca lutar contra sua natureza e ser o mais humano que ele puder, junto com seus irmãos, Ilsa (♥) e Leo, e seus pais, Henry e Emily. No Norte, voltando para casa, está Kate Harker, a filha do líder da região, Callum Harker, que, mesmo sendo humana, busca se tornar cada vez mais monstruosa, pois o vê como a única forma de ser aceita e respeitada pelo pai, que governa pelo medo.

O que me conquistou logo de cara nesta história foi o fato de que os monstros, como August, são criados por meio da violência. Não por um cientista maluco, ou por algum fenômeno sobrenatural, mas como consequência direta de atos de extrema violência. Schwab nos mostra um mundo, portanto, em que atos extremos de violência possuem uma consequência muito palpável. Aqui, não dá para concordar com o discurso da guerra, por exemplo, pois a violência literalmente gera mais violência.

Quando alguém aperta um gatilho, dispara uma bomba, faz um ônibus cheio de turistas cair da ponte, o resultado não são apenas escombros ou cadáveres. Existe outra coisa. Algo mau. Uma consequência. Uma repercussão. Uma reação a todo o ódio, dor e morte. O Fenômeno era isso na verdade: um ponto crítico. Veracidade sempre tinha sido violenta – o pior dos dez territórios -, era apenas uma questão de tempo até todo esse mal começar a tomar forma.

Além disso, a escrita da autora, como quem já leu suas outras obras deve saber, é muito gostosa e, antes que você perceba, você já está completamente envolvido com os personagens e com uma inacreditável cadeia de eventos que não parece aguardar boa coisa para nossos protagonistas. Já estou completamente desesperada pela continuação e cogitando seriamente comprar a edição gringa mesmo por pura ansiedade. Se é uma história assim que você anda querendo, leia A Melodia Feroz que você não vai se arrepender!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: