Portal da escrita

Início » Sem categoria » Resenha “Pérolas da Minha Surdez”

Resenha “Pérolas da Minha Surdez”

Pérolas da minha surdez
Autora: Nuccia De Cicco
Editora: wwlivros
ISBN: 978-85-68175-34-7
Registro na BN: 684.056/500 (1/7/2015)
Gênero: Não-ficção/Autobiografia
Ano: 2016
122 p

Sinopse:

Música, buzina, despertador e então… silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?
As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades.
Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade. 
Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.
Links da Obra
Resenha
Conheci a Nuccia em uma situação profissional, o lançamento da Illuminare que organizamos juntas. A princípio, sabia que ela era surda e que teríamos que nos comunicar de alguma forma, quando soube que ela fazia leitura labial. Ufa! Foi a primeira coisa que pensei, seguido de “Por que mesmo que eu não continuei estudando Libras?”.

Eu havia começado a estudar Libras, mas devido a falta de tempo (desculpas), não continuei, mesmo sabendo de sua importância.
Carinhosa como ela só, fui presenteado com seu livro que logo comecei a ler e me apaixonei <3. Gostei tanto que prometi que faria uma resenha o mais rápido possível, e aqui está minha promessa sendo cumprida, rs.
O livro conta a história de uma mulher que tinha uma vida, bem definida, com sonhos, projetos, noivo, faculdade, mestrado, dança… Vida bem agitada e muitas promessas para o futuro. Até que um belo dia… Acordou sem ouvir nada em um de seus ouvidos!!!
E aí, como lidar com isso? Como se não bastasse, após algum tempo, perdeu a audição do outro ouvido. Silêncio total!
Como fica a vida profissional e pessoal de alguém que precisa reaprender a se comunicar e a viver de uma forma bem diferente do que estava acostumada?

Descubra do livro “Pérolas da minha surdez” de Nuccia De Cicco, uma excelente leitura, motivadora, instrutiva, emocionante e cativante do início ao fim.

Quanto a mim. Voltei aos meus estudos de Libras, junto à minha filha de seis anos (que aprende mais rápido que eu, rs). Aproveito e faço um apelo:

Você não precisa lutar por uma causa, mas você pode contribuir para que mais pessoas possam ter uma vida como a sua. Você não precisa fazer uma campanha gigantesca de conscientização, mas pode, no mínimo, aprender Libras, por exemplo. Tem um amplo material na internet sobre o assunto e basta um pouquinho de força de vontade, alguns minutinhos por dia, para aprender uma nova língua que pode fazer a diferença para muitas pessoas. Não espere acontecer com você!!!

 

4 Comentários

  1. Nuccia disse:

    Bruna, sua linda!!!
    Espero mesmo que você e a pequena Yasmin se deem bem com a Língua de Sinais e que possam ajudar várias pessoas em situação parecida ou não com a minha. O livro veio para mostrar que a surdez não é um bicho de sete cabeças… Talvez de 4! Mas que dá pra gente aprender a contornar, bastando um pouco de vontade. Muito obrigada!!! Você é um amor e eu espero que o bebê venha muito saudável! Avise quando nascer! um beijo!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. viciolicito disse:

    …que resenha linda Bruna, adorei o livro e fiquei tocada com suas palavras – parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário!

