Portal da escrita

Início » Resenhas » Viva o Povo Brasileiro – João Ubaldo Ribeiro 

Viva o Povo Brasileiro – João Ubaldo Ribeiro 

Em Viva o Povo Brasileiro, João Ubaldo Ribeiro busca responder a uma questão ainda presente hoje (e que não parece que será resolvida tão cedo): no que consiste o “Povo Brasileiro”? Parece simples, a princípio, responder que o povo brasileiro seria composto de nós, brasileiros, isto é, todos que tem nacionalidade brasileira. Mas a realidade, infelizmente, não é essa.

Com essa discussão por trás, João Ubaldo Ribeiro faz uma espécie de reconto da História do Brasil, concentrando-se em especial em eventos que teriam ocorrido (a linha entre ficção e nao-ficção frequentemente torna-se tênue aqui) nos séculos XIX e XX em Salvador e na Ilha de Itaparica. Com isso, ele busca dar voz à parcela frequentemente esquecida do nosso povo: os negros, as mulheres, os pobres, entre outros.

 Em meio a um enredo em que o forte e denso conteúdo sobressai, é importante notar que nem por isso o autor deixa de fazer uso do seu humor e talento literário. São justamente esses traços, na verdade, que dão ainda mais poder e voz às questões politicossociais que João Ubaldo Ribeiro busca trazer à tona em sua obra.

É um livro forte, onde não faltam cenas de preconceito, abuso de poder e violência. Justamente por isso, é um livro intenso, em que constantemente somos forçados, enquanto brasileiros, a reavaliar nossas noções e ações. Viva o Povo Brasileiro é um livro extremamente necessário, pois coloca em questão nossa formação enquanto povo enquanto nos confronta com tudo que há de mais absurdo na nossa História e o quanto isso faz parte do nosso presente.

É daquelas coisas que deveria ser ensinado na escola, pois todo brasileiro, uma vez na vida pelo menos, poderia se beneficiar do tipo de reflexão que ela desperta. Não é das leituras mais fáceis, mas é sem dúvida transformadora. E tem coisa melhor que sair de uma leitura transformada?

Maíra Protasio

Escritora e mestranda em Filosofia da Arte, vive desde sempre entre livros e cadernos. Vem publicando desde 2014 resenhas de suas leituras em seu blog: doquetenholido.wordpress.com

Anúncios

1 Comentário

  1. […] autor(a) que acertou em cheio e criou um ótimo livro – Como vocês puderem perceber na minha resenha, eu achei que João Ubaldo Ribeiro acertou em cheio com o que ele quis criar em Viva o Povo […]

    Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: