Resenhas, Sem categoria

Breakfast at Tiffany’s – Truman Capote

IMG_2980.JPG

Nesta deliciosa novela, cuja história original muita gente nem sabe que é do aclamado autor americano Truman Capote, conhecemos uma Holly Golightly tão envolvente, cativante e imperfeita quanto a protagonista interpretada por Audrey Hepburn no clássico de mesmo nome. Existem diferenças, claro, como o fato de que sabemos desde o início que a protagonista tem apenas 19 anos durante os eventos da obra e que ela é loura, assim como o final da história.

Acho que o mais interessante deste livro, tendo ou não visto sua adaptação para o cinema, é o modo como somos apresentados a esta mulher-menina aparentemente fútil e interessada em algum tipo de “golpe do baú” e, aos poucos, nós temos a oportunidade de entender que há muito mais por trás desta imagem. Uma imagem, inclusive, que em grande parte foi escolhida por ela pelos diversos homens que passaram por sua vida e que insistem em tratá-la como uma boneca com tons de Lolita.

É também uma leitura deliciosa para aqueles que se apaixonaram pela Holly interpretada por Hepburn, pois faz com que nos lembremos de detalhes que podem ter passado despercebidos no filme, ao mesmo tempo que matam nossas saudades desta personagem que luta de maneira tão sutil e angustiante por sua liberdade com as únicas ferramentas que parecem estar à sua disposição.

Talvez não seja uma leitura que vá mudar a sua vida, mas é uma leitura muito gostosa e que nos ajuda a pensar o lugar de uma mulher jovem e bonita na nossa sociedade, seja hoje ou nos anos 50, época na qual a história se situa.

 

 

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s